É possível gerenciar vários projetos ao mesmo tempo?

 em Gestão de Projetos

Será que é possível gerenciar vários projetos de maneira eficaz? Como é comum na área de gestão de projetos, o primeiro caminho é sempre começar com um bom planejamento. Essa etapa vai definir todas as subsequentes e vai determinar a conclusão, com sucesso, dos projetos como um todo. Confira algumas dicas essenciais para a condução de múltiplos projetos:

Tenha um bom planejamento para cada projeto

painel-gerenciamento-de-riscos

Gerir vários projetos requer uma organização impecável. Cada trabalho tem um objetivo diferente, com prazos variados, equipes mistas, recursos complexos e contextos diversos, por isso cada projeto deve ter seu próprio planejamento e uma dinâmica própria. As equipes devem ter acesso a esse planejamento e, de preferência, devem participar da construção deles para aumentar o nível de engajamento.

A comunicação deve ser clara e objetiva entre todos os membros e devem existir momentos que permitam a manifestação de cada membro da equipe sobre seu andamento, assim como para expor dúvidas e dar sugestões.

Acerte na escolha dos membros da equipe

Nem sempre será possível escolher um colaborador com mais habilidade de acordo com o tema de cada projeto, mas expor os projetos e esperar que a equipe se manifeste sobre seu interesse em participar pode ser um bom caminho.

Quando as pessoas trabalham em temas que lhes interessam, tendem a se envolver mais e a ficarem mais satisfeitas. Quando isso não for possível, deixe claro o motivo, explicando, por exemplo, que o funcionário X vai ficar na equipe do projeto 2 porque ele é o único do grupo que possui uma certificação necessária em tal projeto. Estimule a colaboração e um ambiente amigável entre os membros das equipes.

Aprenda a delegar e forme bons líderes

liderança

O gerente que precisa acompanhar cada passo das tarefas executadas por todos para dormir tranquilo não é um bom líder. É preciso delegar as tarefas e acreditar no potencial das pessoas que estão trabalhando com elas.

Assim, o gerente tem tempo para se preocupar com projetos mais complexos e questões macro e ainda aproveita a oportunidade para desenvolver as habilidades de liderança entre os membros de sua equipe. Com novos líderes, o gerente trabalha melhor e o projeto se desenvolve de maneira mais fluida dentro do prazo proposto.

Racionalize seus recursos e registre cada etapa do projeto

Cada projeto requer uma série de recursos variados: tempo, profissionais, softwares, equipamentos, consultorias, entre outros. É importante descrever os recursos despendidos por cada projeto de forma muito clara. Isso pode estar registrado em uma plataforma ou software de gestão de projetos, que possibilite que os tópicos sejam compartilhados com todos da equipe. Esses softwares também permitem uma visão geral de cada projeto, com destaque de prazos e pontos críticos. Se alguns colaboradores fizeram parte de mais de um projeto, como é comum, é importante estipular o número de horas que devem ser dedicadas por dia em cada projeto.

CALLTOACTION2

FAÇA O DOWNLOAD DO PAINEL CANVAS PESSOAL:

CALLTOACTION1

Viu como é possível gerir projetos simultâneos sem problemas? Se você tem experiência com a gestão de muitos projetos, compartilhe outras ideias conosco nos comentários!

Recommended Posts