O que é um projeto?
Entenda e obtenha sucesso em sua vida e em seu trabalho.
Em minhas aulas ou palestras, normalmente encontro pessoas que afirmam nunca terem feito um projeto na vida, mas já ouviram falar ou conhecem gestores de projeto. Afinal, a cada dia que passa, o gerenciamento de projetos se torna uma tarefa imprescindível para as empresas.
Quando vejo nessas ocasiões pessoas balançando a cabeça em sinal negativo ou afirmando de forma categórica que nunca fizeram projetos, automaticamente assumo o desafio de provar a todas que em algum momento de suas vidas já estiveram na gestão de um projeto. Após alguns segundos de espanto dos ouvintes diante da minha afirmação, explico-lhes o seguinte: se vocês têm um objetivo e tentam colocá-lo em prática, então vocês já estão fazendo um projeto.
Talvez você, caro leitor, não esteja entendendo direito, mas calma que vou explicar: toda vez que definimos um objetivo e começamos a executá-lo, podemos dizer que temos um projeto.
Conseguiu perceber como dificilmente a afirmação que faço em minhas palestras poderá ser contestada? Porém, há um grande segredo nesse processo, que é como fazer a gestão de projeto. E nesse momento precisamos obter uma ótica profissional utilizando ferramentas adequadas para alcançar os objetivos propostos nos projetos, pois é o gerenciamento profissional que poderá muitas vezes ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Quando estruturamos um projeto dessa forma, analisamos e aplicamos ferramentas que garantirão execuções com maior eficácia.
Se formos analisar o guia de boas práticas, o Guia PMBOK® 5ª edição, perceberemos que essa publicação destaca que um projeto é um esforço temporário para criar um produto, um serviço ou um resultado único, bem como é caracterizado por início, meio e fim.
Mas quando termina um projeto? Segundo essa publicação, finda-se quando os objetivos são alcançados ou quando são encerrados. Quando isso ocorre, eles perdem o sentido para o indivíduo (projeto pessoal) ou para as organizações envolvidas (projeto para empresas).
Ao falarmos sobre projeto, algo relevante a se mencionar é sua característica de singularidade, ou seja, ele sempre será único. Algumas pessoas me questionam a respeito de várias situações em relação a essa particularidade. Por exemplo: se na construção de várias casas for utilizada a mesma planta, o projeto perderá essa característica de exclusividade?
Sempre digo que não é verdade, pois, para cada casa, haverá diferenças e incertezas em sua construção que corroboram minha afirmação de que cada projeto é único.
Voltando a falar em sucesso, quando fazemos uma gestão eficiente do projeto aplicando conhecimento e habilidades específicas, o objetivo definido pode ser alcançado com menor esforço, em um tempo definido, com um custo adequado e, principalmente, de forma sustentável.
O conhecimento que destacamos acima pode ser adquirido de diversas formas. Um caminho é entender como funciona o PMBOK® 5ª edição, que nada mais é do que um guia de boas práticas estruturado em 47 processos de gerenciamento de projetos, os quais, por sua vez, são agrupados nestes cinco grupos de processo:
– iniciação;
– planejamento;
– execução;
– monitoramento e controle;
– encerramento.
Mas depois de todas essas explicações, o que se deve incluir um gerenciamento de projetos? Segundo o PMBOK® 5ª edição, pode incluir os itens descritos a seguir, mas não precisa se limitar a eles:
– identificação de requisitos;
– abordagem das diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas no planejamento e na execução do projeto;
– estabelecimento, manutenção e execução de comunicações ativas, eficazes e colaborativas entre as partes interessadas;
– gerenciamento das partes interessadas visando o atendimento aos requisitos do projeto e a criação de suas entregas;
– equilíbrio das restrições conflitantes do projeto que incluem, por exemplo, escopo, qualidade, cronograma, custos recursos e riscos.
E você, costuma fazer gestão de seus projetos? Já fez alguma certificação em projetos? Utilize o espaço dos comentários para contar sua experiência, seus sucessos e lições aprendidas com os projetos executados.
Até a próxima e Pense Gestão!
Referência:
PMBOK – Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®). 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
Diretor do IBN – Instituto Brasileiro de Negócios e professor de MBA, mestre em administração com ênfase em marketing, com MBA em gestão de projetos bacharel em Administração de Empresas, autor e coautor de diversos livros.